Make your own free website on Tripod.com

 


:: Temporada 2002-03
- Calendario-Resultados*
- Classificação*
- Estatisticas*
- Jogadores*

:: História
- Evolução do logo
- Evolução do uniforme
- História do time
- Resultados ano a ano
- Time do milênio

:: Biografias
- Craig Patrick
- Ivan Hlinka
- Joe Mullen

:: Lemieux
- Biografia
- Carreira e vida
- Citações
- Estatísticas

:: Multimídia
- Fotos
- Videos (fora do ar)
- Sons

:: Outros
- E-mail
- Sobre o site

* - Links externos


 

História :: História do time

Pittsburgh - Uma grande cidade para o Hockey.
por John Halligan, tradução e atualização por Bruno Bernardo.

Demorou 23 anos para o Pittsburgh Penguins finalmente ganhar sua primeira Copa Stanley em 1991, mas apesar da demora eles foram apenas o 4º time não "Original Six" a conseguir o titulo.

Pittsburgh é uma cidade rica na história do hockey. O primeiro time na cidade foram os Pirates da NHL, eles jogaram na "cidade do aço" de 1925 a 1930.

Por meados de 1930, A American Hockey League chegou na cidade. O time foi chamado de Hornets que fez sucesso tanto no gelo quanto na bilheteria. A expansão da NHL em 1967 significou o fim para os Hornets, mas o time marcou seu nome na historia ganhando o titulo da AHL e a Copa Calder na sua ultima temporada.

Então, O Penguins é criado, o nome (escolhido num concurso) foi dado porque o time iria jogar seus jogos na Civic Arena, que era chamada de "Igloo".

Com o trabalho de ganhar os fãs que lamentavam o fim dos Hornets, O primeiro gerente geral dos Penguins, Jack Riley, e o primeiro técnico, Red Sullivan, optaram por idade e experiência para montar o primeiro time dos Pens.

Veteranos como Andy Bathgate, Earl Ingarfield, Leo Boivin, Ken Schinkel e o goleiro Les Binkley, todos com mais de 30, foram membros do time original. Outro goleiro veterano, Hank Bassen foi adicionado ao time, uma troca que foi relacionada aos fãs já que Bassen havia sido membro do Hornets um ano antes.

Inesperadamente, Binkley se tornou uma estrela, ele não levou gols em seis jogos na primeira temporada dos Pens, dois a menos que o líder da NHL, Ed Giacomin do New York Rangers.

Apesar das brilhantes temporadas de Binkley, Os Penguins terminaram em quinto, perdendo a chance de ir aos playoffs nas suas duas primeiras temporadas. Red Kelly substituiu Red Sullivan como técnico em 1969, e liderou os Penguins até a semifinal dos playoffs na qual foi derrotada pelo poderoso St. Louis Blues.

A tragédia atingiu a franquia antes da temporada 1969-70 quando Michel Briere, um atacante novato dos Pens, se machucou seriamente num acidente de automóvel, após uma longa convalescência, Briere morreu em 1971.

Os Penguins alternaram boas e más temporadas nos anos seguintes, mas um longo jejum chegou em 1983 e o time ficou fora dos playoffs nas seis temporadas seguintes.

Estrelas como Jean Pronovost, Syl Apps e Pierre Larouche trouxeram grande honra para o time, mas a chegada do superstar Mario Lemieux pôs os Penguins na trilha do sucesso.

Escolhido como No. 1 no recrutamento de 1984, Lemieux ganhou o Troféu Calder como novato do ano em 1985. O Troféu Hart como jogador mais valioso da liga em 1988, junto com 2 Trofeús Art Ross seguidos como artilheiro da temporada em 1988 e 1989.

Craig Patrick tornou-se gerente geral dos Penguins em 1989, e o time continuou numa ascendente. Patrick trouxe Ron Francis numa troca com o Hartford e escolheu Jaromir Jagr na quinta escolha do Draft de 1990.

Patrick trouxe também a legenda do hóquei colegial "Badger" Bob Johnson para ser técnico dos Pens em Junho de 1990 e os Pens venceram a sua primeira Copa Stanley um ano depois, derrotando o Minnesota North Stars em seis jogos e Lemieux venceu o Troféu Conn Smythe como jogador mais valioso dos playoffs.

A segunda Stanley Cup foi no ano seguinte em 1992, Os Penguins derrotaram o Chicago com quatro vitorias em quatro jogos e Lemieux ganhou tanto o Hart quanto o Ross novamente. Johnson foi diagnosticado com câncer no cérebro em agosto de 1991, e não foi o técnico no segundo triunfo, tendo sido substituído pelo diretor de desenvolvimento de jogadores, Scotty Bowman.

Johnson morreu com 60 anos em Novembro de 1991, e uma segunda tragédia aconteceu logo após sua morte, quando o superstar Lemieux foi diagnosticado com a doença de Hodgkin. Mas Lemieux batalhou contra a doença, e recuperou-se a tempo de ganhar outro titulo de artilheiro.

Mario Lemieux aposentou-se apos a temporada de 1997 devido a graves problemas nas costas

Em 1999-2000, Lemieux, tirando o time de uma situação financeira complicada que quase tirou os Penguins de Pittsburgh, tornou-se dono do time e é o maior ídolo em Pittsburgh. No gelo, Jagr e na diretoria o gerente Patrick lideraram os Pens para consecutivas aparições nos Playoffs.

Em dezembro de 2000, Lemieux surpreendeu o mundo do hóquei anunciando sua volta ao gelo, e levou os Pens ate as finais de conferencia quando perdeu para o New Jersey Devils. Lemieux marcou 76 pontos em 46 jogos.

Na temporada seguinte os Pens não contaram com Jagr, seu preço era muito caro e o time não poderia arcar com os custos portanto ele foi trocado com o Washington.

Em 2001-02, os Penguins sofreram com as contusões de Straka, Kovalev, Lang e Lemieux, e não foram aos playoffs, mas apesar disso Lemieux conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas de inverno em Salt Lake City.

Para a próxima temporada, os Penguins não terão Robert Lang que foi trocado com os Capitals, teremos a volta do "Skating Penguin" nos uniformes e o poder de ataque de Lemieux, Straka e Kovalev.

 


A Golden Triangle Island


O jovem Mario Lemieux e a cidade ao fundo


O Igloo

Melhor Visualizado em 800x600 | B66 Network | Todos os direitos reservados | Webmaster : Bruno Bernardo