Make your own free website on Tripod.com

 


:: Temporada 2002-03
- Calendario-Resultados*
- Classificação*
- Estatisticas*
- Jogadores*

:: História
- Evolução do logo
- Evolução do uniforme
- História do time
- Resultados ano a ano
- Time do milênio

:: Biografias
- Craig Patrick
- Ivan Hlinka
- Joe Mullen

:: Lemieux
- Biografia
- Carreira e vida
- Citações
- Estatísticas

:: Multimídia
- Fotos
- Videos (fora do ar)
- Sons

:: Outros
- E-mail
- Sobre o site

* - Links externos


 

Biografias :: Joe Mullen

Um dos jogadores americanos com mais pontos na história da NHL recebeu poucos comentários quando jogou pela ultima vez. Mas esse tipo de coisa simboliza a carreira de Joe Mullen. Um jogador que nunca foi individualista, retirou-se na mesma noite que Mario Lemieux.

Quem poderia advinhar que um garoto das piores partes da periferia de New York iria ser um jogador da NHL? Ele e seu irmão Brian (que também jogou na NHL) carregavam machados em suas sacolas para proteção.

Mullen em seus 16 anos de carreira jogou no St. Louis Blues, Calgary Flames, Boston Bruins e Pittsburgh Penguins.

Apesar de nunca ter sido uma estrela, ele era consistente e um grande jogador para o time. Um cavalheiro no gelo, ele foi premiado com o Troféu Lady Byng em duas ocasiões. Mas ele será sempre lembrado como o primeiro jogador americano a marcar 500 gols e 1000 pontos na carreira.

A carreira de Mullen começou no Boston College onde marcou 212 pontos em 111 partidas com o Eagles. Ele jogou três anos com o Salt Lake da CHL onde foi nomeado novato do ano na temporada de 1979-80. No ano seguinte, liderou a CHL em pontos com 117 e foi nomeado como MVP da liga.
Joe assinou como com o St. Louis Blues em 1981-82 e tornou-se regular na NHL em 1983.

Mullen teve vários papeis no St. Louis antes de ser trocado com o Calgary durante a temporada de 1985-86. Foi com Calgary que Mullen teve seus melhores anos. Em 1986-87, ele marcou 47 gols e ele ganhou o Troféu Lady Byng, sendo o primeiro americano a ganhar o prêmio desde 1936. Ele teve cinco temporadas consecutivas marcando 40 gols em todas. Seu melhor ano foi 1988-89 quando marcou 51 gols e 110 pontos liderando o Calgary Flames a sua primeira Stanley Cup. Foi selecionado para o time das estrelas da NHL e ganhou o segundo Troféu Lady Byng. Nesse ano ele também se tornou o líder de todos os tempos em pontos para um jogador americano.

Mullen foi enviado para Pittsburgh na temporada de 1990-91 e ajudou os Penguins a vencerem a Copa Stanley. Em 1991-92, ele marcou 40 pontos pela setima vez e em 1993-94 marcou 30 pontos pela decima vez.

1994-95 viu Mullen ser o primeiro americano a marcar 1000 pontos na NHL e após a temporada ele foi honrado com o Prêmio Lester Patrick.

Joe Mullen foi um dos melhores jogadores americanos. Ele ajudou a desenvolver o hóquei nos EUA e foi percursor de muitos talentos da NHL. Foi nomeado no Hall da Fama do Hóquei dos Estados Unidos em Setembro de 1998 e logo será nomeado para o Hall da Fama do Hóquei.

 

Mullen foi o primeiro americano a marcar 500 gols na NHL
Melhor Visualizado em 800x600 | B66 Network | Todos os direitos reservados | Webmaster : Bruno Bernardo